Sobre o
Colégio Salomé Bastos
A história do Colégio Salomé Bastos começa em fevereiro de 1981, fruto da iniciativa de Maria Mirtes Bastos Mangueira, uma educadora comprometida com a educação do estado do Ceará. Com uma visão clara e uma missão definida, ela tinha o objetivo de formar cidadãos conscientes, dignos e éticos. Apesar das dificuldades iniciais, começando com uma estrutura precária, Maria Mirtes não se deixou abalar e deu os primeiros passos para concretizar o seu sonho.

Ao seu lado, seu esposo Francisco Mangueira Lemos, que atuava como auditor fiscal do Estado do Ceará, também embarcou nesta jornada e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da escola e para a educação da comunidade do bairro. Juntos, fundaram o colégio que, hoje, é um pilar na formação de jovens e na promoção da cidadania.
Com o passar dos anos o Colégio se consolidou e alcançou 43 anos de existência. Maria Mirtes e Francisco Mangueira infelizmente não estão mais presentes, mas o legado deixado por eles segue firme na segunda geração da família. Os filhos do casal, Mirta Mara Bastos Mangueira Moreira, Mirla Mara Bastos Mangueira de Menezes e Myrkon Antonio Bastos Mangueira, assumiram a administração da escola e continuam a honrar a vocação de educar, mantendo vivos os valores e os princípios de valorização do ser humano, implantados desde a fundação.